Na minha opinião as principais Doutrinas Políticas definem(pelo menos na Teoria) os objetivos dos partidos e até mesmo algumas maneiras de alcançar seus objetivos. Mesmo alguns partidários e muitos adversários tem interpretação diferente das correntes. E penso e acredito que devemos considerar o melhor de cada uma delas e procurar aplicar efetivamente seus melhores conceitos que trazem efetivamente benefícios a todos e não apenas o Grupo A, B, C, ou D.
A proposta da Social-Democracia é a melhor de todas, mas ainda vive muito de discurso, ela se preocupa mais com o conteúdo das propostas do que com os rótulos ideológicos. são a favor dos direitos humanos e das instituições democráticas, contra todas as formas de discriminação, violência e opressão entre pessoas, grupos ou nações.
Defende mudanças com liberdade, fazendo suas propostas avançar pelo convencimento, não pela imposição.
Igualdade de verdade, com salários crescentes e oportunidades iguais de crescer e se desenvolver como ser humano para todos os trabalhadores e filhos de trabalhadores.
Assegurando a propriedade privada e a liberdade de empresa(nesse ponto ficam em cima do muro, pois acabam apenas favorecendo certos grupos, crio que a partir dessas eleições em 2018, isso comece a mudar).
O mais importante é que todos esses direitos têm(deveriam ter) por contrapartida deveres ou responsabilidades das quais o empresário/proprietário não pode fugir. E as pessoas e trabalhadores também.
hoje, em muitos setores econômicos, não existe concorrência e sim monopólio, o que dá a algumas empresas gigantes – privadas ou estatais – oportunidade de aumentar seus lucros, não pela eficiência, mas à custa do prejuízo de outras empresas e do resto da sociedade.
Não se constrói o futuro sobre ilusões. Como fazem hoje as Mídias de Massa.
…não se constrói o futuro dando as costas para o que há de bom no presente.
Todas as Doutrinas têm seus pontos positivos e devem ser inseridos na nossa política.
O mais importante é garantir a todos, acesso ao mercado de trabalho. E isto, no mundo de hoje, depende fundamentalmente do acesso à educação. E temos meios para fazer isso acontecer sem Gastar Fortunas construindo escolas tradicionais.
Precisamos acabar com a monopolização dos meios de comunicação e a possibilidade de manipulação da informação por grupos privados ou estatais.
Do ponto de vista social-democrático, a igualdade de acesso à informação e aos meios de comunicação é tão essencial para a democracia, Democracia econômica não quer dizer apenas mercado livre, mas cidadãos livres, informados e organizados para defender seus interesses diante das empresas e do estado. E os meios digitais podem fornecer essas condições.
O social-democrata tem compromisso com a verdade. Reconhece as dificuldades e não faz promessas demagógicas que levam as pessoas à descrença.
Como defende Gramsci, é necessário que uma liderança intelectual e moral permita aos grupos sociais se distanciarem de uma postura corporativista e se unirem aos interesses de outros grupos. Essa liderança intelectual e moral pressupõe o compartilhamento de ideias e valores por vários grupos sociais e é a base da formação de uma vontade coletiva que, através da ideologia, passa a ser o cimento orgânico unificador do bloco histórico. A concepção gramsciana de liderança intelectual e moral permite pensar que certas posições de sujeito cortam transversalmente vários setores de classe.
É necessário unir os conhecimentos Intelectuais, Técnicos, Práticos, Vivência. Abrangendo as relações de todas as classes sociais entre si e suas relações com o Estado.
Comments